#18
O Streams trabalha com o fluxo de gravação de um banco de dados para outro. Isso é muito usado para evitar falhas ou para ajustes de desempenho, pois, cada banco de dados pode ser configurado para tipos diferentes de trabalhos, exemplo, um banco para OLTP e outro para OLAP.
Para se manter esses dados atualizados, o processo deve ser totalmente automático, onde todas as alterações devem ser atualizados no outro banco de dados em tempo real, ou quase real.O Oracle Streams é um recurso para capturar as alterações feitas as tabelas e aplicá-las às cópias remotas das tabelas que preencham ambos os requisitos.
Existem dois tipos de fluxo de gravação, o unidirecional e o bidirecional.
- Unidirecional, é muito para gravar dados em um data warehouse, onde os conjuntos de dados e as alterações feitas são extraídas das tabelas de um banco e armazenados em tabelas de outro.
- Bidirecional, esse é o modelo de fluxo usado para tolerância a falhas, usando esse modelo o Streams propagará entre as alterações entre as instâncias e assim manter os dois bancos de dados atualizados e sincronizados, desta forma se um banco de dados tiver uma falha, o trabalho irá continuar no outro banco de dados ativo, e quando o banco de dados que teve a falha ficar online, ele será atualizado com todas as alterações feitas enquanto ele esteve indisponível.
Programadores também podem escrever um código que permita que uma sessão em uma instância se conectar a vários bancos de dados por meio de links, isso permite que uma sessão leia e atualize os dados em outro servidor por um link do banco de dados, existe um mecanismo de commit em duas fases totalmente automatizado para garantir a consistência transacional nessas circunstâncias.
Se tiverem dúvidas realizem um INSERT nos comentários e depois dê um COMMIT que depois respondo.
Abraço e bons estudos.
Comentários
Postar um comentário