#6
Com o aparecimento da WEB como plataforma padrão surgiu também a necessidade de servidores de aplicações. Um servidor de aplicação substitui o software client-servidor que era tradicionalmente instalado nos computadores dos usuários finais.
A Oracle Application Server é uma plataforma para desenvolver, disponibilizar e gerenciar aplicações web. Podemos definir uma aplicação Web como sendo qualquer aplicação que se comunicam por meio do protocolo HTTP.
Um usuário nunca se comunica diretamente com o banco de dados, sempre é utilizado algum tipo de aplicação para realiza essa comunicação, podemos separar essa comunicação como sendo em camadas, e são pelo menos 3 camadas. Exemplo: O usuário executa uma solicitação na aplicação Web, podemos imaginar um navegador, então essa solicitação é enviada para a camada intermediária que será um Oracle Application Server executando o software, essa aplicação está gerando as janelas enviadas para a camada do cliente para exibição e também esta gerando as instruções SQL que serão enviadas para a camada de dados para a execução, essa camada de dados será um servidor Oracle (sendo uma instância e um banco de dados).
Usando a imaginação: Imagine você realizando uma consulta no Google, você esta usando um navegador Web para acessar uma aplicação, essa aplicação é um software que pode ser desenvolvido em qualquer linguagem, esse software do Google é o responsável para apresentar para você o campo de pesquisa, quando você realiza uma busca, essa aplicação realiza a comunicação com o servidor onde é gerado a SQL e essa SQL é enviada para o servidor de banco de dados, e o resultado é retornado para você através da aplicação dentro do navegador. Desta forma o usuário final não faz a mínima ideia de como o banco de dados organizou e filtrou o resultado, apenas foram apresentados os resultados para ele.
Resumindo: Aplicações Web são executadas em no mínimo Três Camadas:
- Camada usuário (implementada na forma de um navegador)
- Camada Intermediária (executa a lógica do programa e é responsável por gerar as interfaces dos usuário e as chamadas SQL para o banco de dados)
- Camada Banco de Dados (gerência os acessos aos dados)
Nesse ambiente de três camadas, existem dois tipos de sessões:
- As sessões do usuário final, que é da camada usuário final para a camada intermediária.
- As sessões de banco de dados, que é da camada intermediária para a camada de dados.
As sessões do usuário final são estabelecidas pelo protocolo HTTP, e as sessões de banco de dados são sessões cliente-servidor, composta de um processo de usuário e um processo de servidor.
Para realizar essa ligação do usuário final com o processo do banco de dados, a aplicação intermediária pode usar um mapeamento de um-para-um da sessão de usuário para a sessão de banco de dados, onde cada usuário, a partir do seu navegador irá estabelecer uma sessão no servidor de aplicação e então o servidor de aplicação irá estabelecer uma sessão no servidor do banco de dados em nome do usuário. Mas esse modelo de ligação se provou muito ineficiente e consome muitos recursos em comparação com o modelo de Pool de Conexões.
Pool de Conexões será explicado em um apêndice a parte.
Lembrando que o Oracle Application Server é um servidor de aplicações compatível com o padrão J2EE, então aplicações desenvolvidas em Java devem seguir esse mesmo padrão.
Se tiverem dúvidas realizem um INSERT nos comentários e depois dê um COMMIT que depois respondo.
Abraço e bons estudos.
Comentários
Postar um comentário