#33
O processo MMON foi introduzido a partir da versão 10g e é o processo de ativação de grande parte dos recursos de automonitoramento e autoajuste do banco de dados.
Uma instância do banco de dados reúne muita informação sobre estatísticas das atividades e desempenho do banco de dados. Essas informações são armazenadas na SGA e podem ser acessadas através de instruções SQL. Para poder gerar relatórios de estatísticas de longo prazo é necessário salvar essas informações, e essa é uma das funções do MMON.
O MMON a cada hora captura as estatísticas da SGA e as grava no dicionário de dados, esse intervalo de captura é o tempo padrão usado. Essas informações podem ser armazenadas indefinidamente, mas por padrão elas são mantidas por oito dias.
Esse processo de captura é conhecido como Snapshots, e toda vez que o Snapshots é executado, também é iniciado o ADDM (Automatic Database Diagnostic Monitor), essa ferramenta foi desenvolvido ao longo de muitos anos por vários DBAs experiêntes. A ferramenta analisa dois Snapshots, o anterior e o atual e faz recomendações em relação ao desempenho. O MMOM além de coletar o Snapshots, também monitora continuamente o banco de dados e emite alertas quando encontrado algum problema, um exemplo deste alerta é, quando os limites no espaço de armazenamento é alcançado, quando isso ocorre, o MMON emite um aviso. Alguns destes alertas são ativados por padrão, outros podem ser configurados pelo DBA.
Se tiverem dúvidas realizem um INSERT nos comentários e depois dê um COMMIT que depois respondo.
Abraço e bons estudos.
Comentários
Postar um comentário