#34
Esse foi um dos principais processos lançados junto com a versão 10g, ele permite o gerenciamento automático das alocações de memória SGA e PGA. O MMAN gerência a memória melhor do que o próprio DBA.
Antes da versão 9i, os espaços de memória alocados para a PGA não era transferível e também não eram liberados após o processo utilizar a memória, e a estrutura de memória da SGA era definido na hora da inicialização da instância e só podia ser alterado se a instância for reiniciada.
A versão 9i mudou isso, agora a PGA e SGA podem ser redimensionadas, o servidor passa a memória para sessões sobre demanda e também garante que o total de memória alocada permaneça dentro de certos limites para cada uma.
A partir da versão 10g esse processo de alocação de memória ficou automático, e o MMAN é o processo responsável por isso, o MMAN monitora a demanda por estruturas de memória da SGA e pode redimensioná-las conforme necessidade.
A partir da versão 11g esse processo ficou ainda mais fácil, pois, o DBA só precisa definir um objetivo global para o uso da memória PGA e SGA. O MMAN irá analisar a demanda e irá alocar memória para as sessões PGA e estruturas SGA de acordo com a necessidade de cada uma, mas mantendo o total de memória alocada dentro do limite definido pelo DBA.
Se tiverem dúvidas realizem um INSERT nos comentários e depois dê um COMMIT que depois respondo.
Abraço e bons estudos.
Comentários
Postar um comentário