#24
O Large Pool é uma área opcional, mas de grande importância em servidores compartilhados ou de execução paralela, para abreviar nesse capítulo sempre que mensionado servidor compartilhado, isso se refere aos dois tipos.
O Large Pool é usado automaticamente por processos que ocupariam a memória do Shared Pool. Em servidores compartilhados e na ausência de um Large Pool, os processos vão disputar a memória do Shared Pool e isso é uma situação ruim. Sempre que servidores compartilhados estiverem sendo usados, deve se criar um área de Large Pool.
O Large Pool também pode ser usado para alguns processos de I/O, como os processos usados pelo Recovery Manager durante a execução de um backup para um dispositivo de fita.
O dimensionamento do Large Pool não é uma questão de desempenho. Alocar mais memória do que o necessário não fará com que as instruções sejam executadas mais rapidamente. E se o Large Pool for muito pequeno um processo que precisa de muita memória falhará com um erro.
Se existir um Large Pool ele será usado, mas não é possível iniciar um processo com Large Pool e, em seguida, reverter para o Shared Pool caso o Large Pool for muito pequeno.
A partir da versão 9i release 2, é possível criar e redimensionar um large pool após a inicialização da instância, e a partir da versão 10g, a criação e dimensionamento podem ser completamente automáticos.
Se tiverem dúvidas realizem um INSERT nos comentários e depois dê um COMMIT que depois respondo.
Abraço e bons estudos.
Comentários
Postar um comentário