#32
O CKPT é um processo de ponto de verificação interno do Oracle, o CKPT atualiza o cabeçalho do arquivo de controle e do arquivo de dados para indicar onde ocorreu o ponto de verificação. Esse ponto de verificação é chamado de RBA (endereço do byte do redo), esse ponto de verificação é usado como ponto de partida para restaurar os dados em caso de falha na instância do banco de dados. O RBA é atualizado de forma constante.
Após uma falha o processo de verificação e recuperação funciona da seguinte forma, todos os buffers sujos que não foram gravados pelo DBW na hora da falha, devem ser recuperados dos arquivos de redo log e aplicados aos blocos de dados.
Antes da versão 8i eram realizados Checkpoints completos, isso gerava uma queda no desempenho, a partir da versão 8i em diante são realizados Checkpoints incrementais. O mecanismo de Checkpoint incremental instrui o DBW a gravar os buffers sujos a uma taxa constante, com isso, sempre existe um intervalo previsível entre o DBW e o LGWR, desta forma, os Checkpoints incrementais resultam em um desempenho muito mais suave e com tempos de recuperação mais previsíveis do que o formato de Checkpoint completo mais antigo.
Se tiverem dúvidas realizem um INSERT nos comentários e depois dê um COMMIT que depois respondo.
Abraço e bons estudos.
Comentários
Postar um comentário